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| A prosa romântica, igualmente influenciada pelo movimento anticolonialista e antilusitano, foi o principal instrumento de construção da cultura brasileira. Muito mais do que a poesia, o romance engajou-se no projeto nacionalista, buscando descobrir e conhecer os espaços nacionais. Da necessidade de explorar a selva, o campo e a cidade, surgiram o romance indianista e histórico, o romance regional e o romance urbano: | |
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| ● Romance indianista e histórico: uma das principais tendências do Romantismo brasileiro, o indianismo encontrou no nativo brasileiro a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Ganharam destaque nessa fase autores como José de Alencar e Gonçalves Dias; ● Romance regional: Mais do que o romance indianista e o romance urbano, o romance regional comprometeu-se com a missão nacionalista de conhecer e retratar os quatro cantos do Brasil. Como não havia um modelo europeu no qual pudessem espelhar-se, os escritores do romance regionalista construíram seus próprios modelos, fato que contribuiu inestimavelmente para a nossa autonomia literária. Nesse período, ganharam destaque os escritores José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay; | |
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| ● Romance urbano: por colocar em discussão os problemas e valores vividos pelo público nas cidades e por retratar a realidade e o cotidiano da burguesia, o romance urbano alcançou imensa popularidade entre os leitores brasileiros. Dessa fase, destacaram-se os escritores Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar. | |
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